terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A Malícia Particular do Vício de Sodomia

Um sábio Dominicano, uma vez disse a São Pedro Damião, que uma vez que o vício da sodomia contaminou um seminário, as autoridades da Igreja têm apenas duas opções - fechar o lugar e enviar todos para casa ou não fazer nada e simplesmente esperar que a podridão moral se espalhe até que a base desmorone por si própria. Por que esse vício particular é tão mortal para a vida religiosa?

De acordo com Damião, o vício da sodomia "ultrapassa a enormidade de todos os outros", porque: "Sem falta, ele traz a morte para o corpo e destruição para a alma. Polui a carne, extingue a luz da mente, expulsa o Espírito Santo do templo do coração humano, e dá entrada para o diabo, o estimulador da luxúria. Isso leva ao erro, remove completamente a verdade da mente iludida ... Ela abre o inferno e fecha os portões do paraíso ... É este vício que viola a temperança, mata a modéstia, sufoca a castidade, e chacina a virgindade ... Ele contamina todas as coisas, macula todas as coisas, polui todas as coisas … "Esse vício exclui um homem do coro da assembleia da Igreja ... isso separa a alma de Deus para associá-la com demônios. Esta rainha completamente doente de Sodoma torna aquele que obedece às leis de sua tirania, infame ao homem e odioso à Deus ... Ela retira seus cavaleiros da armadura da virtude, expondo-os a serem perfurados pelas lanças de todos os vícios ... Ela humilha seu escravo na igreja e condena-o no tribunal, ela contamina-o em segredo e desonra-o em público, ela corrói a sua consciência como um verme e consome sua carne como fogo ... Este homem infeliz (ele) é privado de todo o senso moral, a sua memória falha, e a visão da mente fica obscurecida. Esquecendo-se de Deus, ele também se esquece de sua própria identidade.

Esta doença destrói o fundamento da fé, esgota a vitalidade da esperança, dissolve o vínculo do amor. Ele compete com a justiça, destrói a fortaleza, elimina a temperança e cega os limites da prudência. (grifo nosso) "Devo dizer mais?" Não, querido São Pedro Damião, acho que não.

Arrependei-vos e Reformai-vos Vossas Vidas


Como todo santo antes dele, e todo santo que virá após dele, São Pedro Damião exorta o clérigo pego no vício da sodomia ao arrependimento e reforma de sua vida e, nas palavras do bem aventurado Apóstolo Paulo, "Acorde de seu sono e ressuscite dentre os mortos, e Cristo vai reviver (iluminar) você."44(Ef 5:14) Em uma afirmação notável da mensagem do Evangelho, ele adverte contra o pecado supremo de desesperar da misericórdia de Deus e a necessidade de jejum e oração para subjugar as paixões:

"… cuidado para não se afogar nas profundezas do desânimo. Seu coração deve bater com confiança no amor de Deus e não crescer duro e impenitente, em face do seu grande crime. Não são os pecadores, mas o ímpios que devem se desesperar; não é a magnitude do crime de alguém, mas o desprezo de Deus que rasga as esperanças de alguém "

Então, em uma das mais belas locuções sobre a grandeza do celibato sacerdotal e castidade já escrito, Damião lembra o clérigo rebelde ou monge do lugar especial reservado no céu para os sacerdotes fiéis e monges que voluntariamente abandonaram tudo e se fizeram eunucos por amor de Cristo. Seus nomes serão lembradas para sempre, porque eles deram tudo por amor a Deus, ele diz:

A correção fraterna é um Ato real da Santa Misericórdia , o que é sem dúvida por isso que São Pedro Damião antecipou que seu "pequeno livro", que expõe e denuncia as práticas homossexuais em todas os cargos do clero, incluindo a hierarquia, poderia causar uma grande comoção na Igreja . E ele fez. Na expectativa de duras críticas, o santo monge coloca diante de sua própria defesa como um "delator". Ele afirma que seus pretensos críticos vão acusá-lo de "ser um informante e um delator dos crimes dos meus irmãos", mas, diz ele, que ele não tem medo nem "do ódio dos homens maus ou as línguas dos detratores".

Ouça, caro leitor, as palavras de São Pedro Damião que vem bradando até nós através dos séculos, numa época na Igreja em que muitos pastores estão em silêncio enquanto lobos clericais, alguns disfarçados em mitras e mantos de brocado, devoram seus cordeiros e cometem sacrilégio contra seus próprios filhos espirituais;

"... Eu certamente preferiria ser jogado no poço como José que informou seu pai da falta de seus irmãos, do que sofrer o castigo da ira de Deus, como Eli, que viu a maldade de seus filhos, e permaneceu em silêncio. (Sam 2:4) ... Quem sou eu para me atrever a reprimir minha crítica na expectativa do acerto de contras do juízo de Deus, quando eu vejo essa prática pestilenta florescendo no sacerdócio para se tornar o assassino da alma de alguém?... Como, de fato, estaria eu amando o meu próximo como a mim mesmo, se eu permitir negligentemente a ferida, da qual eu tenho certeza que ele vai morrer brutalmente, a apodrecer no seu coração? 
…" Portanto, não deixe ninguém me condenar quando eu argumentar contra este vício mortal, porque eu não procuro desonrar, mas sim promover o benefício do bem-estar do meu irmão.

"Tome cuidado para não parecer parcial ao delinquente, enquanto vos perseguem quem o coloca em
linha reta. Se eu puder ser perdoado no uso das palavras de Moisés, "Quem é para o Senhor, deixe
ele ficar comigo." (Ez 32:26) "

Extraído de "São Pedro Damião, O livro de Gomorra - Um Projeto Moral para Nossos Tempos - Randy Engel"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...